Cara de santo e o lado sombra

Você escolheu ser um verdadeiro amigo de Deus ou está convivendo com um lado sombra?

Fonte: Guime, Magali e Sergio LeotoAtualizado: quinta-feira, 18 de maio de 2023 às 16:29
(Foto: Unsplash/Sander Sammy)
(Foto: Unsplash/Sander Sammy)

Você conhece alguém que vive com “cara de santo” aos domingos, mas tem um outro “lado sombra”, andando como o diabo gosta nos demais dias da semana?  Apenas “esquenta os bancos” da igreja, manifestando uma conversão “da boca para fora”?

Nossa vida é feita por escolhas! Todas as nossas escolhas trazem consequências. Se nossas escolhas forem boas, trarão consequências boas para nossa vida. Mas, se fizermos más escolhas, as consequências também serão más! Não há como fugir deste fato! E o apóstolo Paulo, em 2Timóteo 3 diz que “nos últimos dias teremos tempos terríveis” e as pessoas farão péssimas escolhas!

No verso 4, Paulo diz que as pessoas serão “traidoras, precipitadas, soberbas, mais amantes dos prazeres do que amigas de Deus”. O que devemos fazer? A partir do que o apóstolo nos disse: 1. Não podemos supervalorizar os prazeres; 2. Devemos escolher ser Amigos de Deus!

Quando somos Amigos de Deus, desejamos fazer o que o Ele considera certo. Qualquer busca de felicidade, estará vinculada a agradar ao Senhor, com tudo o que somos e realizamos. O prazer terá o seu lugar, mas não pode ser nem menosprezado, nem supervalorizado.

Como Amigos de Deus, devemos trazer à memória, valores que dão esperança (Lamentações 3:21) e que nos fortalecem, para tornar o nosso mundo, a cada dia, um pouco melhor: “Tudo o que for verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, seja isso o que ocupe o seu pensamento” (Filipenses 4:8).

Não podemos utilizar o prazer como simples “instinto”, mas com discernimento, honra, limites, ética e razão (afinal, nós somos animais racionais). Assim sendo, devemos agir como cristãos verdadeiros e não como amantes dos prazeres. Devemos ensinar nossos filhos e orientá-los. E não faremos isso, apenas “vigiando” suas atitudes e os sites, que acessam na internet, mas principalmente sendo bons exemplos do que é ser um verdadeiro amigo de Deus.

Qual tem sido a SUA escolha? Você escolheu ser um verdadeiro amigo de Deus ou está convivendo com um lado sombra?

Por Sergio Leoto (pastor) e Magali Leoto (psicóloga) escritores, palestrantes e trabalham junto às famílias, através do ministério “Fortalecendo a Família”, desde 1990.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O desafio de criar filhos adultos maduros e responsáveis

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições