A alegria do Senhor é a nossa força!

Como você pode ter uma vida alegre quando tudo está desmoronando?

Fonte: Guiame, Adriane Ferretti Salvitti e Rodrigo SalvittiAtualizado: terça-feira, 21 de abril de 2020 às 15:36
(Foto: Crosswalk)
(Foto: Crosswalk)

Nesse tempo, como você se encontra? Sua vida tem alegria? Com tantas notícias ruins e situações difíceis, com o mundo em problemas, sofrimento e estresse, essa é uma pergunta bem aplicada para o povo de Deus. Como você pode ter uma vida alegre quando tudo está desmoronando? Como você pode conseguir ser alegre em meio ao caos?

Mas a Bíblia oferece uma alegria forte, que supera as tristezas da vida. Ela supera tudo!

No livro de Neemias está escrito: “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força”.

Como nós, muitas vezes os israelitas estavam tristes. Todo o povo tinha se reunido para ouvir as Escrituras e os sacerdotes tinham explicado tudo que estava escrito na Palavra de Deus. Agora, eles estavam plenamente conscientes de seus erros e estavam tristes por tudo que tinham feito. O erro do povo de Israel tinha levado à destruição de Jerusalém e ao exílio dos israelitas na Babilônia.

Neemias, chefe do povo, conseguia enxergar tudo com outra perspectiva. Conseguia fazer uma leitura do âmbito completo e amplificado da qual estavam vivendo. Deus tinha trazido seu povo de volta a Israel e agora queria reconstruir a cidade de Jerusalém. Era uma grande oportunidade de Deus. Estava mudando o cenário, construindo um povo dedicado e obediente a Ele, que conhecia a palavra de um Deus que sempre quis estar presente com o povo em qualquer situação. Esse não era um dia de tristeza pelo passado, mas de alegria pelo futuro! Daquilo que estava chegando novamente aos Seus escolhidos!

Deus sempre está presente para socorrer e ajustar o seu povo para cumprir o propósito para o qual foi chamado.

Os problemas da vida podem ser difíceis, sem esperança à vista, mas Deus está no controle. Para quem ama Jesus, há sempre esperança para o futuro. A verdadeira alegria está em Deus.

Muitas vezes temos até razões para estarmos tristes. Os israelitas também tinham muitas razões para estarem desânimos e tristes. Mas chega uma hora que a tristeza tem que ir embora e deixar as coisas passadas, velhas e ruins para trás. Prosseguir para as novas, se segurar e assegurar na palavra de Deus e nos Seus desígnios para nós e seguir em frente!

Então o dia em que ouviram a palavra de Deus, foi um dia de bênção, não de maldição, por isso podiam se alegrar, pois tinham um foco e um caminho a prosseguir. A alegria em Deus supera toda tristeza.

Todos passamos por tempos de tristeza, dor, tribulações, aflições, angústias, ansiedade, entre outros problemas da alma. Mas quando estamos em Jesus, esses tempos não duram para sempre. Pelo contrário, chega uma hora quando decidimos ter os nossos olhos para Jesus, tudo muda. Quando temos os olhos e nossa vida em Jesus tudo é transformado e, nesse caso, inclusive a tristeza muda para alegria, pois conseguimos mudar nossa mente e então não olhamos mais os problemas como a pior coisa, mas sim, como oportunidades de apreendermos e nos tornarmos pessoas melhores sabendo que todas as coisas vão cooperar para nosso bem, como diz no livro de Romanos 8:28. Quando vivemos Sua palavra, e fazemos isso, encontramos a alegria de Deus, que é mais poderosa que todas as circunstâncias da vida!

Quando comparamos os problemas de nossa vida com aquilo que Jesus fez por nós, descobrimos que a alegria da salvação e da vida eterna supera toda a tristeza. Mesmo quando estamos tristes, podemos ter a confiança que a alegria de Deus vai voltar para nossos corações e vai nos fortalecer. E ninguém poderá permanentemente tirar essa alegria de nós.

A alegria do Senhor não apenas nos fortalece, mas também traz vida e vida em abundância!

Assim como os israelitas foram instruídos a festejar e a partilhar o que tinham uns com os outros, nós também podemos espalhar a alegria de Deus entre as pessoas que conhecemos. A alegria do Senhor nos desafia a amar nosso próximo e a levar o Evangelho a mais pessoas.

Neste tempo de pandemia onde a terra vive desgraças terríveis, entendemos que fomos renovados por essa alegria em Deus, com um coração alegre em Jesus, fortalecidos e temos o poder para multiplicar a alegria, influenciando nosso próximo e mostrando a verdadeira Luz do mundo que hoje habita em nós!

Tenha seus olhos em Jesus, esteja sempre com essa alegria que pode mudar não somente você, mas o mundo!

Shalom! Deus abençoe!

Por Adriane Ferretti Salvitti, pastora da Igreja Apostólica Restaurando Nações - IARN Japão, palestrante nas áreas de saúde e espiritualidade fisioterapeuta e Health Coach

Rodrigo Salvitti, pastor da Igreja Apostólica Restaurando Nações - IARN Japão, palestrante na área de espiritualidade e fisioterapeuta.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Como tirar o desânimo neste tempo?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições