Deus não quer que sejamos escravos

Deus não quer que sejamos escravos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:23

"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão." Êxodo 20:2

O aprendizado pode se apresentar das mais diferentes formas. Por isso a Bíblia diz que devemos examinar tudo e reter o que é bom.

A linguagem de Deus difere da linguagem do mundo. O Senhor escreveu os dez mandamentos, Ele não pediu Moisés para escrever, Ele escreveu.

A nação de Israel estava escrava no Egito e Deus ouviu o clamor de seu povo. Como pais não queremos ver os nossos filhos como escravos.

O dente de um escravo era diferente do dente do seu senhor. Quando o dente de um escravo apodrecia, arrancava-se o dente dele, porque um escravo com dor era um dia a menos de trabalho.

Os escravos não tinham genros, noras, porque não passavam de reprodutores. Não tinham cama, casa própria, porque moravam na senzala.

Não tinham festa de casamento, festa de 15 anos. As mães tinham os filhos para serem escravos. Deus não tinha prazer naquela situação.

O Senhor tirou o povo da escravidão e escreveu dez mandamentos para ensiná-los a andar naquela nova etapa.

O primeiro deles foi:

"Não terás outros deuses além de mim.” Ex 20.3.

Deus nos ama tanto, que quando colocamos alguma pessoa, ou coisa à frente de Deus, Ele se entristece. Você pode amar seus filhos, cônjuge, sua casa, sua fazenda, sua profissão, patrimônio, mas precisa tomar cuidado para que não coloque essas coisas na frente de Deus.

"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra, não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.” Ex 20.4-6.

A síndrome de Lúcifer é a idolatria ao homem, a ídolos, por isso nas igrejas evangélicas , Jesus está no centro. O primogênito no Egito era idolatrado, por isso quando o Senhor enviou as dez pragas a última, foi a morte dos primogênitos.

Quando uma pessoa que antes era idólatra aceita a Cristo, o Espírito Santo a convence do pecado.

“Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.” Ex 20.7

O que é isso? É usar o nome de Deus à revelia, é fazer as coisas erradas e colocar a culpa em Deus. Tome muito cuidado com isso.

"Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.” Ex 20.8.

Não somos máquinas, temos que ter uma hora de lazer, um tempo para almoçar com tranquilidade, para passear. Separe um dia para o descanso, separe um momento para buscar a Deus, para ler Sua Palavra.

Existem pessoas que não param, a todo o momento estão trabalhando, inquietas e nunca separam tempo para si mesmas, para a família, para Deus.

O diabo queria ver o povo de Deus como escravo. Escravo não tem feriado, não tem folga, por isso Deus disse para que o povo trabalhasse 6 dias e descansasse pelo menos 1.

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” Ex 20.12.

O que é honrar? Respeitar. Respeitar é o quê? É honrar. É obedecer cegamente? Depende, podemos pedir conselho ao pastor, por exemplo, no tocante a determinas situações.

Um filho não precisa ser manipulado por seus pais, honrar é conversar com os pais no mesmo tom, é não ser atrevido, é reconhecer todo o bem que eles fizeram e fazem.

Temos que reconhecer o senhorio de Cristo nas nossas vidas. Existem regras para vivermos na liberdade que Cristo nos dá.

A verdade da Palavra de Deus expulsa a mentira do diabo que nos escraviza de dentro de nós.

Que haja na nossa vida somente um Deus, o Senhor Jesus e que as coisas desse mundo não nos emocionem mais do que o que está escrito na Palavra de Deus.

Pr. Jorge Linhares

Mensagem ministrada no Loucos por Jesus 2011

Edição: Renata G. Santana

Jorge Linhares   é pastor da igreja batista Getsêmani, em Belo Horizonte (MG). Cursou Estudos Sociais e Teologia. É presidente do "CPEMG" (Conselho de Pastores do Estado de Minas Gerais), vice-presidente do "CIMEB" (Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil), presidente da "Associação de Escolas Cristãs de Minas Gerais" e do "FENASP" (Fórum Evangélico Nacional de Ação Política e Social). O pastor escreveu mais de 100 livros, entre eles o best-seller "Bênção e Maldição", que supero u a marca de um milhão de exemplares e foi traduzido para o inglês e o espanhol.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições