A integridade é crucial para o seu sucesso financeiro

(Foto: Crosswalk)

(Foto: Crosswalk)

Publicado em Quarta-feira, 22 Abril de 2020 as 3:31

Quando falamos de dinheiro, é muito comum concentrar esforços em vários princípios que melhoram a nossa administração, o que sem dúvida é muito bom e necessário.

Mas agora quero tratar de um tema estratégico para o seu bem estar financeiro e básico para uma boa administração. Sem base não há sustentação e a casa cai. Daí a importância da integridade.

Aqui você vai entender por que ela é tão importante; eu diria mesmo crucial para o seu sucesso financeiro. Desejo mostrar isso a você na Palavra de Deus.

Moisés estava conduzindo o povo de Israel pelo deserto, a caminho da terra prometida. Jetro, seu sogro, foi encontrar-se com ele onde eles estavam acampados. Você pode acompanhar esse evento dando uma olhada na sua Bíblia no texto de Êxodo, capítulo 18.

Pois bem. No dia seguinte à chegada de Jetro, Moisés passou o dia sentado, julgando as questões do povo. Jetro ficou em pé o dia todo, assistindo a tudo o que acontecia.

No final, ele disse a Moisés: O que você está fazendo não é bom: você se cansa e povo também. Depois deu o seguinte conselho a Moisés: Escute o meu conselho, e Deus o ajudará: Está certo que você represente o povo diante de Deus e também que leve a ele os problemas deles. Você deve ensinar-lhes as leis de Deus e explicar o que devem fazer e como devem viver.

Mas você deve escolher alguns homens capazes e colocá-los como chefes do povo: chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Devem ser homens que temam a Deus, que mereçam confiança e que sejam honestos em tudo (Êxodo 18.19-21).

Note quais foram as qualidades que esses homens deveriam ter. Veja que são qualidades para fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Eles deveriam ser homens capazes, tementes e Deus, dignos de confiança e inimigos do ganho desonesto.

Ou seja, a integridade seria fundamental para que o projeto fosse bem-sucedido. E eu digo a você: busque a integridade acima de tudo na sua vida financeira. Você quer construir uma vida financeira que agrada a Deus? Seja íntegro.

Salomão já dizia: É melhor ser pobre e honesto do que rico e desonesto (Provérbios 28.6).

Conclusão: Deus deseja acima de tudo a sua integridade. Você pode ser um administrador competente, mas, sem integridade, tudo o que você construiu na sua vida financeira vai acabar ruindo, e aí poderá ser muito tarde para reconstruir o seu caráter e seus ativos financeiros.

Não descanse sem antes começar a tratar essa questão. Analise seus pontos de fraqueza e veja se atentam contra sua integridade. Não deixe para amanhã. Hoje é o dia perfeito para um novo começo.

Leia o artigo anterior: Você se considera uma pessoa obediente a Deus?

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia. Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Deixe um comentário