O chamado de Eliseu – 1 Reis 19:19-21

A obra só funciona, só dá certo para quem a tem como primeira e única opção!

Fonte: Guiame, Ricardo SoaresAtualizado: terça-feira, 26 de março de 2019 às 20:21
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

INTRODUÇÃO

Eliseu foi o homem que acompanhou e testemunhou os últimos anos de vida de Elias. Seu chamado se deu após o profeta literalmente jogar sua capa sobre ele enquanto ele arava a terra com 12 juntas de bois. Ele então se volta para Elias e pede permissão para se despedir de seus pais. Ele volta, mata os animais e utiliza os aparelhos que usava para lavrar a terra como “carvão” para fazer um grande “churrasco” que foi servido ao povo. Após isso ele se levanta e segue e serve o profeta Elias.

Desse pequeno trecho, registrado nos últimos 3 versículos do capítulo 19 de 1 Reis, Eliseu nos deixa algumas lições e sobre elas que vamos falar agora:


1 – ERA UM HOMEM DE FÉ –
Uma coisa que nos chama a atenção aqui, é que Elias liderava uma escola de profetas. Porém o Senhor Deus o direciona a ungir Eliseu ao invés de um de seus alunos. Isso já nos mostra que ele era um homem de fé.

Outro fato que reforça esse pensamento, é que Eliseu não faz nenhum tipo de questionamento ao ser chamado por Elias. Ao receber a capa de Elias já o reconhece como autoridade vinda do próprio Deus.

A lição que tiramos aqui é que ao ser chamados por Deus, temos que crer que se Ele nos chamou, é porque ele tem o desejo de nos usar para um determinado chamado e temos que responder a esse chamado com fé!


2 – ESTAVA TRABALHANDO –
Outro fato que nos chama a atenção, é que Eliseu não estava à toa no momento do seu chamado, estava trabalhando, pegando pesado! Estava arando a terra para a colheita! Isso tem um significado profético. Se queremos colher algo, antes, temos que plantar!

O comentarista Bíblico Matthew Henry diz o seguinte sobre isso:

“Elias encontrou a Eliseu por ordem divina, não na escola dos profetas senão no campo; não lendo, orando ou sacrificando, senão arando a terra.”

Deus não chama qualquer um para sua obra. Isso não quer dizer que os que Ele chama são melhores do que outros, mas sim, que Ele chama aqueles que estão envolvidos. Ele não chama desocupados e sim aqueles que têm compromisso. O próprio Jesus disse que quem for fiel no pouco, no muito será colocado (Mateus 25:21).

3 – HONRAVA AOS LÍDERES E AOS PAIS – Ao ser chamado por Elias, a primeira coisa que Eliseu faz é pedir permissão ao profeta para se despedir dos seus pais. Essa atitude dele demonstra que ele não tinha problemas em honrar autoridades, tantos as espirituais, representada por Elias, quanto as terrenas, representada por seus pais. A Palavra do Senhor nos diz “...crede nos seus profetas, e prosperareis” (2 Crônicas 20:20).

Nosso problema muitas vezes é que não cremos nos profetas que Deus colocou em nossas vidas, não cremos em nossos pastores. E ao invés de obedecer, questionamos.

Outro direcionamento muito importante que encontramos na Palavra, e que é o 1º mandamento com promessa, está em Êxodo 20:12:

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

A Bíblia também diz que aquele que não cuida dos da sua família, é pior que o descrente! (1 Timóteo 5:8)


4 – NÃO ERA APEGADO –
Após se despedir de seus pais, Eliseu mata os animais e com os aparelhos usados para arar a terra faz um grande “churrasco” que é ofertado ao povo! Essa atitude dele demonstra:

  1. Um total desapego às coisas materiais - Muitas vezes nós estamos tão agarrados às coisas materiais, às coisas terrenas, que não conseguimos nos envolver na obra de Deus. Trabalho, faculdade, profissão, carro, casa e tantas outras coisas, que, muitas vezes, entram em nossas vidas como uma bênção de Deus, mas nós as transformamos em maldição.

 

  1. Desligou-se de todo seu passado – Sem os aparelhos e os animais, ele não poderia retornar à sua vida de lavrador. Assim, estava assumindo um forte compromisso de seguir Elias! O que falta para muitos de nós é exatamente isso, deligar-se do passado, pois, muitas vezes, o deixamos ali em “stand by”, como uma 2ª opção, caso a 1ª não dê certo. Porém, a obra só funciona, só dá certo para quem a tem como 1ª e única opção!


Isso nos faz lembrar do episódio registrado em Lucas 9:61,62, onde alguém se prontifica a seguir Jesus, mas pede que antes se despeça de seus pais, e a resposta de Jesus faz uma alusão à história de Eliseu:


“... Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”


Apesar do pedido ser o mesmo de Eliseu, o coração não era igual. Enquanto a despedida de Eliseu foi curta e sem hesitação, o caso registrado em Lucas mostrava protelação, por isso Jesus, que conhecia o coração daquela pessoa respondeu dessa forma.

Outro detalhe importante de se observar na atitude de Eliseu, é que esse “churrasco” era muito mais que apenas uma refeição ou um desfazer de algo material, era uma oferta de ação de graças a Deus por tê-lo escolhido para ser um profeta!

5 – SEGUIU ELIAS – Após fazer o “churrasco”, Eliseu se levanta e segue Elias. E ele levava muito a sério isso, seguia de verdade! Em alguns momentos, Elias nos deixa a impressão de estar testando Eliseu. Mais à frente, por 3 vezes ele diz a Eliseu para ficar onde estava e ele respondeu sempre usando as mesmas palavras (2 Reis 2:1-12):

“Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei”.

Já era certo que ele substituiria o profeta, mas ele insiste em ficar ao seu lado até o fim! Aqui nos surge duas perguntas: Será que temos sido insistentes ao seguir “nosso” Elias? e Será que nós temos sido insistentes ao seguir a Jesus?

6 – ERA SERVO – Algo que me chama muito a atenção na vida ministerial de Eliseu, é que ele realmente serviu a Elias. Não só porque ele o acompanhou em várias viagens, mas também porque ele tinha um cuidado com o profeta maior do que o trivial. Vários textos confirmam isso. 2 Reis 3:11 deixa isso muito evidente, vejamos:

“E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.”

O servo de Jeosafá fez questão de frisar algo que a princípio pode parecer apenas um detalhe, e por conta disso, passar desapercebido. Ele não enfatizou quantos quilômetros Eliseu andou com Elias, ou o quanto ele orou, ou o quanto ele profetizou, ou algum de seus muitos milagres realizados. Ao lavar as mãos de Elias ele demonstrou várias coisas: servidão, cuidado, intimidade, submissão, abnegação.

CONCLUSÃO

Não só o chamado de Eliseu nos dá grandes lições, mas toda sua vida ministerial. Durante todo seu ministério foi um homem muito ativo na obra de Deus e por mais de 50 anos falou com muita autoridade, era respeitado e realizou muitos milagres, aliás o dobro realizado por seu antecessor e discipulador Elias. Com certeza é uma referência para todo aquele que deseja servir ao Senhor.

Por Ricardo Soares - Pastor de jovens e líder de louvor na Igreja Ministério Fonte de Vida, em Vila Velha (ES). Para saber mais, acesse soteologia.com.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições