BBC exibe beijo lésbico em série de TV para crianças a partir de 6 anos

A cena da série 'The Next Step' exibiu um beijo lésbico entre duas personagens adolescentes. (Imagem: CBBC - Reprodução)

A cena da série 'The Next Step' exibiu um beijo lésbico entre duas personagens adolescentes. (Imagem: CBBC - Reprodução)

Publicado em Quarta-feira, 29 Julho de 2020 as 10:34

A BBC, emissora pública britânica de TV e rádio, exibiu um beijo entre duas adolescentes em um programa voltado para crianças pequenas, a partir de seis anos de idade.

O programa "The Next Step" (“O Próximo Passo”), uma série de drama adolescente produzida no Canadá que segue as histórias de aspirantes a dançarinas jovens, exibiu um beijo lésbico entre as atrizes adolescentes Dani Verayo e Molly Sanders em um episódio veiculado na semana passada.

O programa foi transmitido pela marca CBBC, que a BBC diz ser para crianças de seis a 15 anos de idade, no Reino Unido.

O tom das principais notícias da mídia sobre o assunto foram de elogio à cena como um "sinal de esperança de derrubar ainda mais barreiras na televisão".

Um porta-voz da BBC disse ao The Metro que "a CBBC se orgulha de refletir todas as áreas da vida das crianças, incluindo a representação apropriada da idade dos relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, em toda a produção factual e fictícia".

O jornal britânico The Mirror disse que "os produtores da BBC estão trabalhando para servir a comunidade LGBTQ+ e fornecer representação em seus programas".

Em 2018, a BBC disse que queria que os personagens LGBT fossem vistos duas vezes mais na TV do que na vida real nos próximos dois anos.

A cena do beijo entre adolescentes lésbicas também foi elogiada por Stonewall, um grupo ativista LGBT do Reino Unido, aproximadamente equivalente à Campanha de Direitos Humanos nos Estados Unidos. O Stonewall incentiva as escolas primárias britânicas a incorporar temas e exemplos de gays, lésbicas e transgêneros em todas as áreas e níveis de ensino.

Eloise Stonborough, chefe de política e pesquisa da Stonewall, descreveu a cena como “um momento emocionante para a representação LGBT” e disse que essa “representação pode ajudar jovens LGBT a se entenderem, relacionando-se com personagens lésbicas, gays, bi e trans e melhora a compreensão do que significa ser lésbica, gay, bissexual ou trans, o que ajuda a todos a serem mais receptivos".

A BBC é financiada com dinheiro público britânico, com todos os menores de 75 anos que assistem televisão ao vivo ou fazem download de programas da BBC online, sendo obrigados a comprar uma “licença de TV” por £ 157,50 por ano, com multas de até £ 1.000 por aqueles que não pagarem a taxa de licença. A taxa é fixada pelo governo do Reino Unido e aqueles que assistem TV sem licença podem ser presos, caso se recusem pagar suas multas.

Nos últimos anos, houve um número crescente de pedidos do público britânico para financiar a BBC, com muitos argumentando que o sistema de licenças imposto pelo governo, que apóia financeiramente a organização, está desatualizado. Nos últimos anos, a BBC também enfrentou críticas crescentes pelo que muitos consideram um viés liberal em seus relatórios e pelo tamanho dos salários de seus principais funcionários.

Deixe um comentário