MENU

Israel

Arqueólogos encontram fortaleza do tempo do rei Davi, em Israel

De acordo com profissionais da Autoridade de Antiguidades de Israel, a fortaleza descoberta na região do Golã pertencia a um reino que tinha boas relações com o reinado de Davi.

Fonte: Guiame, com informações do Jerusalem PostAtualizado: quarta-feira, 11 de novembro de 2020 às 11:32
Escavações na área de Hispin têm levado a novas descobertas em Israel. (Fotos: Yaniv Berman  / Autoridae de Antiguidades de Israel)
Escavações na área de Hispin têm levado a novas descobertas em Israel. (Fotos: Yaniv Berman / Autoridae de Antiguidades de Israel)

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) informou que suas escavações na região do Golã revelaram uma fortaleza da época do Rei Davi, durante os séculos 11 a 10 aC. Este complexo fortificado único levanta novas questões de pesquisa sobre o assentamento de Golan na Idade do Ferro.

Os arqueólogos acreditam que o forte foi construído pelo reino de Gesur, um aliado do rei Davi, para controlar a região. A escavação foi realizada antes da construção de um novo bairro em Hispin e financiada pelo Ministério da Habitação e Construção e pelo Conselho Regional do Golã, com a participação de muitos residentes de Hispin e Nov, e alunos das academias pré-militares de Natur, Kfar Hanasi, Elrom, Metzar e Qaztrin.

De acordo com Barak Tzin e Enno Bron, diretores de escavação em nome do IAA, a localização da Fortaleza tinha como objetivo possibilitar uma melhor visão da área.

“O complexo que expusemos foi construído em uma localização estratégica no topo da pequena colina, acima do cânion de El-Al, com vista para a região, em um local onde era possível para atravessar o rio. As paredes de forte de 1,5 m de largura, construídas com grandes blocos de basalto, circundavam a colina. Na escavação, ficamos surpresos ao descobrir um achado raro e emocionante: uma grande pedra de basalto com uma gravura esquemática de duas figuras com chifres e braços abertos. Também pode haver outro objeto próximo a eles”, disseram.

Descobertas em Betsaida

Uma figura esculpida em uma estela (coluna) de pedra foi encontrada no Projeto de Expedição Betsaida em 2019, dirigido pelo Dr. Rami Arav da Universidade de Nebraska, em Betsaida, ao norte do Lago Kinneret (Mar da Galiléia). A peça, que representa uma figura chifruda com braços abertos, foi erguida ao lado de uma plataforma elevada adjacente ao portão da cidade. Esta cena foi identificada por Arav como representando o Culto ao Deus da Lua. A pedra Hispin estava localizada em uma prateleira próxima à entrada, e não uma, mas duas figuras estavam retratadas nela.

De acordo com os arqueólogos, “é possível que uma pessoa que viu a impressionante estela de Betsaida tenha decidido criar uma cópia local da estela real”.

A cidade fortificada de Betsaida é considerada pelos estudiosos a capital do reino arameu de Gesur, que governou o centro e o sul de Golã há 3.000 anos. De acordo com a Bíblia, o reino mantinha relações diplomáticas e familiares com a Casa de Davi e uma das esposas de Davi era Maacah, filha de Talmi, rei de Gesur.

Cidades do reino de Gesur foram encontradas ao longo da costa de Kinneret, incluindo Tel En Gev, Tel Hadar e Tel Sorag, mas esses locais são raros no Golã.

Agora, os arqueólogos pesquisarão a possibilidade de que o reino de Gesur tivesse uma presença no Golã mais extensa do que se pensava anteriormente.

Após esta descoberta, alterações nos planos de desenvolvimento serão realizadas em conjunto com o Ministério da Habitação e Construção para que a única fortaleza não seja danificada. O complexo deve se desenvolver como um espaço aberto junto à margem do rio El-Al, onde serão desenvolvidas atividades arqueológicas pedagógicas, como património cultural e uma ligação com o passado. Isso se alinha com a política do IAA de que aprender o passado através do trabalho no campo fortalece os laços da geração mais jovem com suas raízes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições