Ministério distribui 100 mil Bíblias a prisioneiros durante a pandemia, nos EUA

A Bíblia tem conteúdo devocional especial baseado no modelo de recuperação de 12 passos.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: segunda-feira, 3 de maio de 2021 às 12:47
Quatro homens encarcerados estudam a Bíblia de Recuperação de Vida distribuída pela Prison Fellowship durante a pandemia de Covid-19. (Foto: Reprodução / Prison Fellowship)
Quatro homens encarcerados estudam a Bíblia de Recuperação de Vida distribuída pela Prison Fellowship durante a pandemia de Covid-19. (Foto: Reprodução / Prison Fellowship)

O principal ministério carcerário dos EUA entregou mais de 100.000 Bíblias nos últimos nove meses. A distribuição foi feita para homens e mulheres encarcerados em todo o país em meio ao aumento da demanda pela palavra de Deus durante a pandemia Covid-19.

James Ackerman, CEO da Prison Fellowship, o principal ministério cristão que atende prisioneiros e suas famílias, disse ao The Christian Post em uma entrevista que a escala da distribuição da Bíblia é “nada menos que inspirada por Deus e milagrosa”.

Ele explicou como o desespero da pandemia criou uma grande demanda por Bíblias entre muitos prisioneiros. Ackerman assegurou que a Prison Fellowship nunca viu esse nível de demanda pelo Evangelho dentro das prisões em seus 45 anos de história.

“Durante uma época em que as prisões foram fechadas e homens e mulheres encarcerados tiveram que ficar sem visitas ou programação, existe essa sensação de desesperança nas prisões”, disse ele.

“Deus colocou no coração das pessoas e encorajou os capelães a promover a Palavra de Deus. E [o fato] de que a esperança do Evangelho se encontra em tão alta demanda é muito encorajador para mim”, declarou.

Ackerman, que se tornou presidente do ministério fundado pelo falecido Chuck Colson em 2016, acredita que Deus criou “uma maior demanda por Sua palavra” e “forneceu os recursos de que precisávamos para atender a essa demanda”.

Pacerias

A Prison Fellowship fez parceria com a Tyndale House Publishers em 2018 para fornecer a Nova Tradução Viva da Bíblia de Recuperação de Vida aos prisioneiros sem nenhum custo.

A Life Recovery Bible foi associada ao Inside Journal, o jornal trimestral da Prison Fellowship publicado para os encarcerados.

A Bíblia tem conteúdo devocional especial baseado no modelo de recuperação de 12 passos. Ajuda homens e mulheres a superar vícios e fortalezas enquanto aponta para “o próprio Deus como a fonte primária de recuperação com ferramentas e recursos essenciais que ajudam a libertar as pessoas das garras do vício”.

A Prison Fellowship, fundada em 1976, sempre distribuiu Bíblias. Mas o ministério se uniu à Tyndale House para fornecer Bíblias em letras grandes com conteúdo para orientar as pessoas que lidam com a recuperação do vício, que é comum entre os prisioneiros.

Um recluso recebe uma Bíblia de Recuperação de Vida do Prison Fellowship. (Foto: Reprodução / Prison Fellowship)

“Ter uma Bíblia que fala sobre a recuperação e as necessidades do vício também foi uma prioridade para nós”, disse Ackerman. “A Life Recovery Bible de Tyndale foi a combinação perfeita para o que estávamos explorando.”

Cerca de 65% dos presos nos EUA atendem aos critérios médicos para uso e dependência de substâncias, mas apenas 11% recebem o tratamento de que precisam, de acordo com o sistema de saúde comportamental Vertava Health.

“[A Bíblia de recuperação de vida] traz a oportunidade de entrar em um novo começo com Jesus. E porque é uma Bíblia de recuperação, também está falando diretamente para a jornada e narrativa que é consistente com muitas das vidas desses homens e mulheres ", disse Ackerman. “[O objetivo é que] pessoas que lutaram contra o vício e esse vício [levou] a outras atividades improdutivas em sua vida percebam que podem ser curadas desse vício, que Jesus quer curá-los desse vício e permitir que para começar uma vida de novos começos.”

Acesso

Uma pesquisa da Prison Fellowship com capelães prisionais mostrou que a maioria dos presos não tem acesso fácil à sua própria Bíblia ou tem uma Bíblia em uma tradução difícil de ler ou em uma fonte pequena.

“Nós nos regozijamos com a Prison Fellowship em alcançar este marco de distribuição de 100.000 cópias da Bíblia de Recuperação de Vida em apenas nove meses”, disse o CEO da Tyndale House Ministries, Scott Mathews, em um comunicado.

“Valorizamos sua parceria e somos gratos por seus esforços em colocar a Palavra de Deus nas mãos de prisioneiros que precisam do poder libertador das Escrituras”, continuou ele. “Tyndale compartilha esta missão de tornar a Bíblia acessível a todos.”

Ackerman disse que muitas instituições correcionais temem que os presos se tornem agitados e violentos com bloqueios e programas cancelados devido à pandemia. As Bíblias, no entanto, proporcionaram exatamente o efeito oposto, disse o presidente da Irmandade da Prisão.

“O feedback que recebemos é que essas Bíblias estão ajudando a manter as pessoas calmas e focadas em fortalecer sua fé para aqueles que já são crentes ... mas também encorajar outros que nunca consideraram a fé cristã antes a realmente se sentar e abra a Bíblia e leia”, disse Ackerman. “Está criando um ambiente de tranquilidade na prisão que o Departamento de Correções temia que pudesse não estar lá.”

“Deus nos forneceu tudo de que precisávamos para atender à demanda de fornecimento dessas 100.000 Bíblias”, acrescentou ele. “Isso, para mim, só mostra quando o Senhor está em algo, Ele não apenas abre a porta para criar a demanda, mas fornece os recursos necessários para cumprir a expectativa.”

'Salva-vidas'

Os funcionários da prisão elogiaram a diferença em suas instalações desde que os prisioneiros receberam essas Bíblias.

Mac Mullings, coordenador de programas e serviços do Centro de Detenção do Condado de Oklahoma, chamou as Bíblias de "salva-vidas".

“Cada vez que vou para o chão, trago uma dessas Bíblias e digo: 'Não sei se você está interessado nisso, mas aqui está, se você quiser'. E oito vezes. de 10, eles querem”, disse Mullings em um comunicado.

“A importância de [fornecer essas Bíblias] não pode ser exagerada”, acrescentou Mullings. “É como uma segunda chance. Quando você fornece uma dessas Bíblias, você está mudando a vida de alguém.”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições