Razão e emoção: pastor ensina como expressar o amor a Deus através da alma e conhecimento

É preciso expressar o amor a Deus através da alma e do conhecimento. (Foto: Ministério Engel)

É preciso expressar o amor a Deus através da alma e do conhecimento. (Foto: Ministério Engel)

Publicado em Quinta-feira, 19 Novembro de 2020 as 2:38

O pastor Joel Engel ensina que é preciso expressar nosso amor a Deus nos quatro níveis: físico, emocional, mental e espiritual. Para isso, ele explica que é preciso entender o conceito bíblico de amor.

“Muitos sentimentos que chamamos de amor não é o amor bíblico. O amor exige doação, dar e ação”, disse Engel em culto transmitido online na terça-feira (17).

O amor a Deus foi apresentado por Jesus no Evangelho de Mateus como o maior mandamento da Lei; seguido pelo amor ao próximo. “A cruz fala do amor de Deus pela humanidade, que vem de cima para baixo, e do amor lateral de um pelos outros”, comenta o pastor.

Engel explica que cada um dos 4 níveis de vida (físico, emocional, mental e espiritual) estão relacionados a 4 tipos diferentes de amor (eros, fileo, storge e ágape). Relembre sobre este estudo aqui.

Quando se trata do amor a Deus, o livro de Deuteronômio apresenta um padrão mais elevado: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças (Deuteronômio 6:5)”. Segundo o pastor,“Deus exige esse tipo de amor de Seu povo.

“Muitas vezes podemos notar isso no momento de oração. Muitos estão ali orando com volume, usando sua mente e suas forças físicas, mas não estão ali com a alma”, ele observa. “Quando você ora com as emoções, você sente prazer em estar no ambiente de oração. Não é como o comprimento de uma obrigação”.

Engel lembra que este é o tipo de amor que Deus espera dos seus filhos — que estejam com a alma presente. Caso contrário, poderão viver o que diz Isaías 29:13: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.

“Vemos pessoas que cumprem todos os regulamentos religiosos, mas não conseguem derramar sua alma. Deus quer sua presença física, mas sua alma também deve estar ali”, afirma Engel.

Por outro lado, o pastor também destaca a importância da razão da fé, que envolve o conhecimento da Bíblia. “Deus também exige um amor racional’ você deve conhecer quem você está amando. Estudar profundamente a Palavra é uma forma de expressar o amor a Deus a nível mental”, disse.

O pastor ainda observa que “quanto mais você conhece a Deus, mais você consegue amá-Lo”, no entanto, muitos não se esforçam para crescer no conhecimento de quem Ele é.

“Jesus ensinou seus apóstolos que Deus espera esse tipo de amor da humanidade. Que as pessoas não apenas falem com a boca, que não apenas se expressem com o corpo físico, que não apenas tenham uma amizade com Deus, que não apenas conheçam a Deus. Porque um religioso pode conhecer tudo de Deus, mas não estar envolvido emocionalmente”, conclui Engel.

Assista a pregação completa:

Deixe um comentário