Jovem cristão é um dos raros mestres de xadrez do mundo

Aleksandr Lenderman tem 29 anos e já conquistou importantes campeonatos do esporte.

Fonte: Guiame, com informações do WNGAtualizado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 às 15:51
Aleksandr Lenderman com um dos troféus. (Foto: Reprodução/US Chess)
Aleksandr Lenderman com um dos troféus. (Foto: Reprodução/US Chess)

O ex-aluno da escola pública de Nova York Aleksandr Lenderman, um dos melhores jogadores de xadrez do mundo, dominou o jogo e abraçou a fé cristã durante o processo de desenvolvimento do esporte.

Ser um enxadrista campeão é algo muito difícil e raro. Comparativamente, o mundo tem cerca de 50.000 neurocirurgiões (de acordo com uma contagem recente no Journal of Neurosurgery), mas existem apenas 1.500 grandes mestres de xadrez em todo o mundo.

O Jerald Times, diretor de xadrez de uma rede de escolas charter de Nova York, usa as estatísticas para mostrar que ser um grande mestre de xadrez pode não ser tão lucrativo quanto a cirurgia no cérebro, mas é mais difícil de conseguir.

Aleksandr Lenderman, 29, é um dos mestres do xadrez que frequentou uma escola pública da cidade de Nova York.

Ele também tem um dos raros cérebros analíticos que lhe permitiram se tornar um dos melhores jogadores de xadrez do mundo. Ele aprendeu o jogo aos 10 anos com seu avô alemão. A maioria dos gênios agora começa muito mais jovem. Sua família não é rica e, no ensino médio, ele não podia pagar os treinadores particulares de elite que jogadores de seu calibre costumam contratar, mas Lenderman ainda se juntou à elite do xadrez.

Sua classificação atual na FIDE (o padrão mundial de xadrez para jogadores de medição) é 2654, ocupando o 10º lugar nos Estados Unidos e 97º no mundo.

“Meu objetivo é tentar realizar meu potencial máximo, meu talento dado por Deus, que é o xadrez”, diz Aleksandr Lenderman.

No ensino médio no Brooklyn, Lenderman ajudou a liderar sua equipe de escolas públicas a vários campeonatos nacionais de xadrez.

Lenderman, que se tornou cristão há vários anos, concentra-se em conseguir voltar ao campeonato dos EUA.

Xadrez nas escolas

As escolas de Nova York produziram muitos campeões de xadrez nos EUA. O programa Xadrez nas Escolas começou a levar xadrez para escolas públicas em bairros de baixa renda aqui em 1986. No ano lectivo passado, o programa esteve em 48 escolas públicas da cidade de Nova York e ensinou xadrez a 6.000 crianças.

A Success Academy, uma rede mais nova de 48 escolas charter na cidade, agora exige instrução de xadrez para alunos do jardim de infância até a segunda série. (Após a segunda série, os alunos podem optar por ter aulas de xadrez e se especializar em xadrez quando estão no ensino médio.) O programa de xadrez da rede tem cerca de 10.000 alunos por ano.

A filosofia por trás da exigência de xadrez: desenvolve habilidades de pensamento analítico, concentração e autocontrole. O Times, chefe do programa de xadrez da Success, diz que aprender xadrez tem efeitos similares no cérebro que aprender um idioma.

Um estudo realizado com estudantes de Nova York em 1993 mostrou que o xadrez melhorava as notas de leitura, enquanto estudos anteriores mostravam melhorias na matemática. Os alunos de xadrez podem ser um grupo auto selecionado; portanto, esses estudos não são conclusivos, mas o xadrez claramente melhora as habilidades básicas, como concentração e criatividade.

O xadrez ofereceu esses benefícios ao Lenderman. O famoso treinador de xadrez Bruce Pandolfini falou sobre Lenderman e seus colegas de escola para Weinreb por seu livro sobre os jogadores.

Pandolfini ponderou seu futuro profissional: “Suas vidas já foram muito melhoradas. Eles já são melhores solucionadores de problemas. Eles já são mais difíceis mentalmente. Eles já são mais criativos. Eles têm mais coisas para desenhar para enfrentá-las nas dificuldades da vida. O benefício durará pelo resto de suas vidas.”

Fé cristã

O xadrez também levou Lenderman, cuja família é judia, a uma comunidade que eventualmente o levou à fé cristã. Mas isso levou tempo enquanto ele navegava no mundo de xadrez de elite que tudo consome. Quando adolescente, Lenderman estava na capa da revista Chess Life por ser um dos poucos jovens americanos a ganhar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude.

Lenderman acumulou campeonatos, mas ele diz que também tratou mal as pessoas ao seu redor e não conhecia Deus.

Ele tinha alguns comportamentos petulantes de adolescentes, como gritar com seu pai após uma forte perda e acusar seu oponente de trapacear.

"Eu não era uma pessoa fácil de lidar”, lembra o campeão. Mas isso mudou com o tempo, quando ele se tornou cristão, com a orientação de outro grande mestre de xadrez: "Eu também precisava crescer espiritualmente e aprender a lidar com lutas".

George Kacheishvili, um grande mestre descontraído que também chama Nova York de lar, conheceu Lenderman em um momento crucial em sua jovem carreira após o colegial.

Lenderman sentiu que estava em queda, como um rebatedor 300 no beisebol caindo para 250. Kacheishvili e Lenderman jogaram um contra o outro em um torneio, e logo Kacheishvili estava treinando Lenderman.

"A maneira como ele olhou para o jogo de xadrez é algo que nunca vi antes", disse Lenderman. Mas havia algo mais: "Algo nele era diferente, do jeito que ele falava comigo e tudo sobre ele... parecia que ele realmente se importava comigo".

Kacheishvili disse a Lenderman que ele deveria ser capaz de tornar o grão-mestre "muito facilmente", no qual Lenderman teve dificuldade em acreditar. Mas porque Kacheishvili acreditava nisso, Lenderman começou a acreditar. Aos 21 anos, ele se tornou um grande mestre.

Um dia Kacheishvili estava reclamando de uma doença, e Lenderman sugeriu reiki - uma forma de cura da Nova Era. Kacheishvili dispensou o reiki com uma risada e disse que Deus cuidaria dele. Lenderman ficou surpreso que Kacheishvili acreditasse em Deus.

"Meu avô sempre me dizia que as pessoas que acreditam em Deus são pessoas que não têm educação", disse Lenderman. “Para mim, Giorgi [a grafia não americanizada do primeiro nome de Kacheishvili] parecia uma pessoa muito normal e razoável, não alguém que simplesmente não sabe nada. E então eu perguntei a Giorgi: 'Você acredita em Deus?' E ele disse: 'Sim, claro. Somente pessoas tolas não acreditam em Deus."

Conhecendo Jesus

Lenderman começou a memorizar a Oração do Senhor e, depois de explorar Jesus e conceitos como pecado, pediu para ser batizado. Ele usa um endereço de email com "33" para se identificar com o ano tradicional da morte e ressurreição de Jesus.

O avô ateu de Lenderman na Alemanha, aquele que o ensinou xadrez, tentou convencer Lenderman de que ele está errado sobre sua nova fé desde sua conversão. Os outros avós de Lenderman são imigrantes judeus ortodoxos russos em Nova York. Ele hesita em entrar em muitos detalhes, mas sua conversão foi difícil para a família engolir inicialmente, embora agora eles estejam aceitando mais.

Lenderman mora no Brooklyn com os pais e perto dos avós. Ele treina alguns alunos de xadrez individualmente (que ganham pelo menos US$ 150 por hora) e depois estuda xadrez por horas.

Ele também treina karatê, porque acha que o exercício é essencial para os jogadores profissionais de xadrez, já que eles costumam jogar jogos cansativos que podem durar 10 horas.

Lenerman está indo de Nova York, o antigo centro do mundo do xadrez dos EUA, para St. Louis, um centro emergente. Wesley Então, um dos principais jogadores americanos (e também cristão), foi para Webster, e outros jogadores importantes como Fabiano Caruana, número 2 do mundo, estão baseados lá.

"Quero permanecer virgem antes de me casar, mas, ao mesmo tempo, sinto que talvez eu tenha quase 30 anos e nunca namorei, isso também é um pouco extremo", disse Lenderman.

“Eu só quero chegar lá em termos de vida social. Isso não significa que eu deva ficar fora, bebendo. Eu não gosto de vida de festa. Mas, ao mesmo tempo preciso me preparar para a vida”

Às vezes, o xadrez de elite atrasa temporariamente a vida no namoro, uma dinâmica que jogadores importantes como Magnus Carlsen e Caruana já disseram publicamente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições