Justiça permite que transgênero mude o sexo no registro de nascimento, no Ceará

O documento já apresentava o nome social feminino, por decisão da Justiça de São Paulo, mas ainda havia a inscrição 'sexo masculino', que foi trocado.

Fonte: Guiame, com informações do G1Atualizado: terça-feira, 15 de junho de 2021 às 14:22
Decisão da Vara Única de Guaraciaba do Norte, no Interior do Ceará, permitiu mudança de gênero no registro de nascimento. (Foto: Siga Saúde Goiás).
Decisão da Vara Única de Guaraciaba do Norte, no Interior do Ceará, permitiu mudança de gênero no registro de nascimento. (Foto: Siga Saúde Goiás).

A Justiça do Ceará atendeu ao pedido de uma pessoa transgênero para trocar o sexo em seu registro de nascimento para o gênero que se identifica. A mulher trans, que nasceu com o sexo masculino, pediu que sua certidão constasse como sexo feminino. 

A decisão foi aprovada pela juíza Juliana Bragança Fernandes Lopes, da Vara Única de Guaraciaba do Norte, no Interior do Ceará, nesta segunda-feira (7). 

A pessoa transgênero já havia conseguido autorização da Justiça de SP para alterar o nome no registro de nascimento, mas não a informação do gênero biológico. De acordo com ela, a divergência de informações entre o nome social e o gênero estava lhe gerando prejuízos, como quando tinha que apresentar o passaporte à Polícia Federal.

Para a juíza Juliana Bragança, “a pessoa trans, ou transexual, é indivíduo que possui características sexuais físicas distintas das características psíquicas, de modo que não há correta identidade entre o sexo biológico e o denominado sexo psicológico. O sexo psicológico é determinado pela identidade de gênero, sendo esta a forma como determinada pessoa se enxerga e deseja ser identificada no meio social, independentemente da anatomia do seu corpo. 

“Trata-se, pois, de uma manifestação da personalidade da pessoa humana, não competindo ao Estado – ou qualquer outro indivíduo – estabelecer limitações ao seu exercício, mas tão somente reconhecê-lo”, justificou a juíza na sentença do caso.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições