Michel Temer é preso em operação da Lava Jato, no Rio de Janeiro

O ex-presidente da República, Michel Temer, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) em uma operação da Força-tarefa da Lava Jato.

Fonte: Guiame, com informações do G1Atualizado: quinta-feira, 21 de março de 2019 às 14:59
Michel Temer é o segundo presidente a ser peso após condenação na esfera judicial. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Michel Temer é o segundo presidente a ser peso após condenação na esfera judicial. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ex-presidente da República, Michel Temer, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) em uma operação da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Michel Temer é o segundo presidente a ser preso após condenação na esfera judicial. O primeiro foi Luiz Inácio Lula da Silva, em abril de 2018. 

Os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia. Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Bretas é conhecido pela repreensões aos réus baseadas nos princípios bíblicos. "No dia em que ele chegou, tirou a Bíblia da pasta e disse: esse é o principal livro dessa vara", disse Fernando Pombal, diretor de secretaria da 7ª Vara, à Folha de S. Paulo. "É o que guia o espírito e a inteligência dele."

A Polícia Federal tentava rastrear a localização de Temer desde quarta-feira (20), sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.

Ainda não está claro a qual processo se referem os mandados contra Temer e Moreira Franco.

Dentre os 10 inquéritos contra Temer, cinco tramitaram no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou cargo.

Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Por isso, assim que deu a autorização, o ministro enviou os inquéritos para a primeira instância.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições