Secretário pede auxílio para monitoramento de abrigos para idosos durante pandemia

Comunicação visa alertar sobre a proteção da saúde das pessoas mais vulneráveis à Covid-19.

Fonte: GuiameAtualizado: sexta-feira, 20 de março de 2020 às 17:33
Antonio Costa, secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. (Foto: Reprodução/YouTube/ MMFDH)
Antonio Costa, secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. (Foto: Reprodução/YouTube/ MMFDH)

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) pede a colaboração dos conselhos estaduais e municipais da pessoa idosa de todo o Brasil, para que auxiliem na sensibilização das secretarias de saúde em relação aos idosos neste momento de emergência pública devido ao novo coronavírus (Covid-19). 

O titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), Antonio Costa, gravou um vídeo nesta quarta-feira (18), em que faz um apelo aos conselheiros espalhados pelo país.

“Quero fazer um apelo para que haja uma participação em cada estado e em cada município para redobrarmos o cuidado com as pessoas idosas, em especial nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), onde estão essas pessoas idosas”, disse o secretário.

Antonio Costa destacou os principais cuidados que as pessoas devem ter nos abrigos onde os idosos têm buscado acolhida.

“[Os familiares e amigos devem] evitar as visitas em excesso, os profissionais de saúde que atendem nessas ILPIs devem redobrar os cuidados quanto à higiene e, acima de tudo, [os responsáveis] não devem permitir que pessoas que possivelmente estejam com algum sintoma visitem esses asilos e abrigos”, reforçou.

O secretário pediu ainda os conselheiros municipais e estaduais procurem ajuda junto às secretarias municipais de saúde, às Secretarias do Estado de Saúde de cada estado e município.  

“[É importante que elas façam] um plano de ação de acolhimento ao atendimento desses idosos que estão na área de risco, que são frágeis”, disse.

“Nesse momento o país precisa da ajuda e a participação de todos ... nessa grande luta e proteção aos nossos queridos idosos”, finalizou.

Assista:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições