"Deus não escolhe a pessoa certa para você, a responsabilidade é sua", diz Cláudio Duarte

Que lidar com as diferenças no casamento é algo difícil talvez não seja mais novidade até mesmo para quem está pensando em se casar e recebe orientações de pessoas mais experientes. Porém o pastor Cláudio Duarte também tem alertado que o problema não é simplesmente casar com alguém que tenha muitas diferenças, mas também se unir a alguém sem ter ideia que terá que lidar com tudo isso.

Após ler a história bíblica de Jacó, que foi enganado por seu sogro Labão, e acabou se casando com Lia em vez de Raquel (mulher a quem realmente amava), o pastor destacou que muitos casais acabam se casando sem conhecer muito as características entre os cônjuges.

"O grande problema das pessoas é se casarem no escuro, é conhecer pouca coisa um do outro. Aí esperam que o outro faça o que ele nunca disse que faria, que ele dê o que ele nunca disse que daria. Aí as pessoas ficam frustradas, porque todas as expectativas não correspondidas têm tendência a gerar um nível de frustração. Aí parece que você casou com a pessoa errada. Você não casou com a pessoa errada, está agindo de maneira errada com a pessoa certa", disse.

"Hoje, muitas famílias têm vivido sérios problemas, porque [os cônjuges] são ensinados, preparados em 'escolas' diferentes, e pior: dizem que 'os opostos se atraem'. Me parece que isso é verdade. Eu só não sei quanto tempo eles são capazes de viver juntos", acrescentou.

O pastor citou questões básicas, do cotidiano de qualquer casal, mas que fazem a diferença no relacionamento.

"O que ele sabe sobre dinheiro, sobre paternidade, sobre companheirismo, sobre tarefas domésticas? O que ele sabe? Não sabe nada. Aí depois você reclama. Mas quanto menos você observar, pior é", lembrou.

Cláudio Duarte também alertou que é um erro "esperar para que Deus envie a pessoa certa", porque esta é uma postura de transferência de responsabilidade.

"Os religiosos querem transferir suas responsabilidades. Eles não se casam e dizem: 'Eu não me casei ainda porque estou esperando a pessoa que Deus escolheu para mim'. Deus não escolheu mulher para homem. Ele só fez isso uma vez, no Éden, e deu ruim", disse, com bom humor. "Então, Deus não escolhe a pessoa certa para você, a responsabilidade é sua".

Clique no vídeo acima para assistir à pregação completa.

 

Deixe um comentário