Descansar ou estudar? Veja dicas para a semana entre provas do Enem

Veja dicas para a semana entre provas do Enem. (Foto: YouWorkForThem/Jacob Lund)

Veja dicas para a semana entre provas do Enem. (Foto: YouWorkForThem/Jacob Lund)

Publicado em Terça-feira, 6 Novembro de 2018 as 5:29

Desde 2017, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deixou de ser aplicado em apenas um final de semana e passou a ser dividido em dois domingos seguidos. Surgiu, assim, mais uma semana para se preparar para o segundo dia de prova. Mas qual a melhor maneira de aproveitar esse intervalo?

O UOL conversou com um especialista para juntar dicas e estratégias de como aproveitar melhor essa semana entre as provas para ter um bom resultado no domingo (11).

Neste intervalo entre os dois dias de prova do Enem, o coordenador pedagógico do Objetivo, Giuseppe Nobilioni, desaconselha os alunos a resolverem problemas novos, porque isso pode ter um efeito negativo nessa reta final.

"Se for fazer exercício, que pegue um exercício pronto que ele já fez, porque se ele for treinar um exercício difícil e não conseguir fazer, vai dar um reforço negativo e isso vai desanimá-lo", disse.

Para Nobilioni, a melhor estratégia para essa semana que antecede as provas de Ciências da Natureza e Matemática é revisar a teoria, principalmente dos assuntos que mais caem no Enem. "Se ele não sabe um assunto, eu não acho que vai aprender em dois ou três dias. Então é tentar recordar o básico, com isso ele terá condições de fazer a prova", diz.

Outra dica é descansar bastante para enfrentar o verdadeiro teste de resistência que é o Enem. "O aluno é como o jogador que se prepara para uma final. Ele treina um pouco no dia anterior, se concentra, mas não vai ficar desesperado."

Nobilioni diz ainda que o participante precisa estar tranquilo, até porque o Enem não elimina ninguém, mas dá ao aluno uma nota que pode ser útil de várias formas.

"[O Enem] é uma prova em que ele só tem a ganhar. É uma nota que permite batalhar uma série de vagas. Não é que ele vai arriscar tudo no domingo e acabou. Se não for bem, ele vai batalhar para uma classificação e conseguir se encaixar."

Deixe um comentário