Bolo pudim

(Foto: Paulo Cuenca)

(Foto: Paulo Cuenca)

Publicado em Quinta-feira, 23 Maio de 2019 as 3:23

INGREDIENTES

Caramelo

1 + ½ de xícara açúcar refinado

Pudim

250 ml de leite
100ml de creme de leite fresco
10g de açúcar
Casca de 1 limão taiti
150g de cream cheese
50g de açúcar
3 ovos

Genoise

3 ovos
90g de açúcar
90g de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

Caramelo

Em uma panela ou frigideira larga adicione o açúcar e leve ao fogo médio. Vá aos poucos mexendo a panela em movimentos circulares sobre o fogo até derreter o açúcar. Mantenha no fogo até formar um caramelo que se desprenda do fundo da panela. Despeje em uma forma estreita e retangular, espalhando o caramelo por toda a superfície. Deixe esfriar.

Pudim

Adicione em uma panela o leite, 100 ml de creme de leite fresco e 10g de açúcar. Corte os pedaços da casca do limão e adicione na panela. Leve a panela ao fogo médio e deixe até atingir os 60ºC. Tire do fogo, tampe a panela e reserve.

Em um outro recipiente, coloque 150g de cream cheese e adicione 50 g de açúcar. Misture até virar uma pasta homogênea.

Adicione os ovos, um de cada vez, e mexa a cada adição para deixar homogêneo. Despeje a mistura reservada aos poucos (em 3 partes) e mexa a cada adição. Reserve.

Genoise

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Em uma tigela, adicione um ovo e bata com a batedeira.

Adicione 90g de açúcar e bata novamente. Coloque a tigela em banho maria até atingir 40ºC. Continue batendo até obter um creme esbranquiçado. Adicione 90g de farinha peneirada e mexa delicadamente até ficar homogêneo.

MONTAGEM

Coe o líquido do pudim em um recipiente a parte. Coe novamente o líquido e despeje sobre o caramelo. Com delicadeza, Adicione a genoise por cima. Coloque a travessa em banho maria no forno pré aquecido a 170ºC por 20 minutos. Tire do forno e cubra com papel alumínio.

Abaixe a temperatura do forno para 150ºC e volte o bolo/pudim por mais 30 minutos. Deixe esfriar por completo. Leve o bolo para a geladeira por, pelo menos, 5 horas. Desenforme com cuidado.

Dica: use um palito para soltar as laterais e, se necessário, use um maçarico para soltar o caramelo na hora de colocar no prato.

Rendimento: 10 porções

Deixe um comentário