Aproveite o banho para cuidados com cabelo e pele

Aproveite o banho para cuidados com cabelo e pele. (Foto: Divulgação)

Aproveite o banho para cuidados com cabelo e pele. (Foto: Divulgação)

Publicado em Terça-feira, 9 Outubro de 2018 as 3:42

Se a sua rotina é do tipo caótica, cheia de compromissos, ou se você até tentou, mas não tem paciência para dedicar horas exclusivas diárias aos cuidados com cabelo, rosto e corpo, saiba que dá para usar o banho, muitas vezes único momento relax de um dia atarefado, a seu favor. Para isso rolar, basta colocar hidratações, esfoliações e limpezas de pele como hábitos feitos especialmente para quando se está debaixo do chuveiro.

Renata Souza, cabeleireira e sócia-fundadora do Spa Deia e Renata (SP), e Alberto Cordeiro, dermatologista especializado em cosmiatria, laser e tricologia à frente da Hōraios Estética, sugerem algumas maneiras de tomar um banho com 100% de aproveitamento.

Antes do chuveiro

Você pode começar a cuidar dos cabelos e pele antes mesmo de ligar o chuveiro – uma boa alternativa para banhos mais rápidos. Invista nos chamados pré-xampus, que agem potencializando a limpeza do próprio xampu e também protegem os cabelos do ressecamento.

Antes do banho, ainda, podem ser usados hidratantes corporais com fórmulas mais oleosas, bem como os óleos para corpo: amêndoas, argan e bergamota são boas alternativas, sempre de acordo com seu tipo de pele (procure por informações no rótulo). Ao entrar no chuveiro, tanto esses cremes mais consistentes quanto os óleos devem ser removidos com um sabonete hidratante, para que a ação dos produtos não seja comprometida.

Durante o banho

Se procedimentos anteriores à hora do banho não são muito a sua praia, foque nas possibilidades de cuidar da pele e dos cabelos enquanto a água corre pelo seu corpo. Evite buchas para ensaboar o corpo, e invista em óleos para banho, sabonetes com propriedades hidratantes, cremes específicos para serem usados nesse momento (que têm ação potencializada quando em contato com a água)… Todos esses produtinhos podem ser utilizados diariamente.

Quanto ao skincare, mais especificamente à região do rosto, a etapa da limpeza, com sabonete próprio para a área, também pode ser feita durante o banho. Mas, atenção: nada de água quente – a temperatura mais “saudável” é de morna a fria, evitando desidratações e até possíveis queimaduras:

“O ideal é que seja um banho frio, abaixo de 29ºC, para evitar a perda do manto lipídico da pele. Ou seja, ele consegue manter a gordura que nós produzimos, fazendo uma proteção”, explica Alberto.

Sentiu os fios fracos, quebradiços e sem brilho, mas não tem tempo de ir ao salão? Escolha um dia da semana para fazer hidratações capilares durante o banho. Use um xampu de limpeza profunda, massageie o couro cabeludo com carinho – usando as pontas dos dedos, e não as unhas –, enxágue os fios (mais uma vez, passando longe da água quente, que abre as cutículas e os deixa opacos e ressecados) e aplique máscaras capilares que não demandem muitos minutos para agir. Enquanto o produto penetra no cabelo você pode, por exemplo, investir em uma esfoliação no corpo.

Por falar em esfoliações, elas renovam as células da pele e contribuem para a maciez – se você tem cravos e espinhas nas costas, o hábito é igualmente benéfico. Também podem ser feitas durante o banho, com um esfoliante de sua preferência. Aqui, atente-se apenas à frequência, que deve ser quinzenal ou, no máximo, semanal, visto que esfoliar a pele acaba sendo um procedimento um tanto quanto agressivo.

Pós-banho

Ao sair do banho, eleja uma toalha felpuda e lembre-se de não esfregar muito – nem o cabelo, nem o corpo – com ela, evitando, também, fazer movimentos muito agressivos ao se enxugar. Isso acaba danificando a pele, principalmente do rosto (mais sensível) e interferindo na saúde dos fios.

Deixe um comentário