Dermatologista ensina a identificar seu tipo de pele

Saiba como descobrir em qual categoria sua pele se encaixa. (Foto: Youngoldman/ThinkStock)

Saiba como descobrir em qual categoria sua pele se encaixa. (Foto: Youngoldman/ThinkStock)

Publicado em Sexta-feira, 13 Abril de 2018 as 9:04

O mercado da beleza conta com inúmeros produtos incríveis para a pele, mas para eleger o tratamento adequado é preciso saber qual o seu tipo. O site Claudia procurou a ajuda da dermatologista Mônica Aribi, que ensina um truque infalível para descobrir em qual categoria você se encaixa.

“Pegue um papel absorvente e o coloque por cima da face. Se o lenço ficar engordurado, sua pele é do tipo oleosa. Se apenas a Zona-T do rosto (testa, nariz e queixo) deixar o papel engordurado, sua pele é mista. E, se sua pele não apresentar gordura em lugar algum, ela é seca“, indica a especialista.

Além desses casos, seu rosto também pode apresentar características acneicas (com a presença de cravos escurecidos e espinhas) ou de pele sensível. Esses dois tipos apresentam características mais aparentes.

Confira cada uma das categorias:

Pele sensível

Esse é um tipo de pele que está sempre ligeiramente avermelhada. É uma pele que, se a pessoa sair de um ambiente quente para um frio, ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos muito condimentados, muda de cor para um tom vermelho.

Pele acneica

Esse caso apresenta aspectos muito visuais, como poros dilatado, cravos e espinhas em diferentes graus. Uma pele acneica pode ser também oleosa ou mista.

Pele oleosa

O rosto com características de pele oleosa apresenta poros bem abertos e um aspecto brilhante. “Normalmente, a paciente que se encaixa neste quadro não consegue fazer muitas hidratações, por exemplo”, diz a médica. Por ser muito gordurosa, esse tipo de pele apresenta grande possibilidade de acne. Em muitos casos, a pele tem, pelo menos, acnes de grau 1.

Pele mista

A pele mista apresenta oleosidade na Zona-T e é levemente seca no resto das áreas do rosto.

Pele seca

Nesse caso, conforme a condição climática, a pele pode dar uma leve sensação de repuxamento e até levar à descamação. Quanto às acnes, esse tipo de pele não possui quase ou nenhuma probabilidade de acne.

Deixe um comentário