Mitos e verdades dermatológicas

Cuidar da pele nunca esteve tão em alta como hoje em dia. (Foto: Reprodução)

Cuidar da pele nunca esteve tão em alta como hoje em dia. (Foto: Reprodução)

Publicado em Terça-feira, 9 Abril de 2019 as 5:57

Vira e mexe aparece aquela espinha indesejada e você não entende o motivo exato para o surgimento de tal, certo?

Tentando trazer explicações sobre os tipos de pele, acne e manchas, o Steal The Look conversou com o Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista especialista em cosmiatria, tricologia e laser da Horaios Estética, para tirar algumas dúvidas e nos contar os mitos x verdades sobre a nossa pele.

Cuidar da pele nunca esteve tão em alta como hoje em dia, as mulheres desde jovens já estão mais atentas e cada vez mais apostando em produtos de skincare. Vale ressaltar que cada pele é uma pele, portanto, consulte sempre o seu profissional para saber qual é o melhor tratamento e produto para a sua situação.

Afinal, quais são as causas no aparecimento de acne? E pode usar hidratante em peles oleosas? Confira a entrevista abaixo para saber isso e muito mais:

1. A acne geralmente aparece mais em quem tem a pele oleosa ou seca?

"Ela aparece mais em quem tem pele oleosa, mas pode aparecer em peles ressecadas também. Mas, logicamente, a hiperprodução sebácea (pele oleosa) favorece o surgimento de comedões e evolução para acne."

2. Quais os principais responsáveis pelo aparecimento da acne?

"São três principais fatores: Hiperprodução Sebácea (muita produção de sebo); Proliferação bacteriana e HipercerAtose (camada de queratina espessa na pele)."

3. A alimentação também interfere na saúde de nossa pele?

"Sim, em umas pessoas mais que as outras, mas o grande fator para desenvolvimento de acne é o genético mesmo."

4. Como as pessoas de pele oleosa podem cuidar da pele? Pode ser usado hidratante?

"Pessoas com pele oleosa devem usar produtos à base de ácidos, secativos, FPS aquoso ou em sérum, além de adstringentes (ex: ácido salicílico). Pode-se usar hidratante em pele oleosa. Na verdade, precisamos destacar que oleosidade não tem relação com hidratação. Você pode ter uma pele oleosa e desidratada. O importante é usar hidratantes leve que não piorem a oleosidade."

5. Durante a gravidez é normal mudanças na pele, tipo: acne, manchas e até mesmo no tipo dela? Se uma pele for seca, nesse período ela pode se tornar oleosa?

"As mudanças se devem à alteração hormonal que existe na gravidez. Pode haver mudança de seca para oleosa (mais comum) ou vice-versa. O surgimento de manchas também se deve à alteração hormonal."

Deixe um comentário