Para que serve o primer? Saiba tudo sobre o produto

Primer serve para selar os poros abertos e uniformizar a pele. (Foto: Pexels/Divulgação)

Primer serve para selar os poros abertos e uniformizar a pele. (Foto: Pexels/Divulgação)

Publicado em Segunda-feira, 17 Junho de 2019 as 4:52

O primer é um produto que, apesar de estar há algum tempo no mercado e ser um conhecido das antenadas em maquiagem, é relativamente novo. Ele surgiu há aproximadamente dez anos e ainda gera algumas dúvidas, como qual sua funcionalidade, como deve-se aplicar, quando usar e qual é o mais indicado para cada tipo de pele.

Existem três tipos de primer, para áreas diferentes do rosto: pele, boca e olhos. O de boca serve para hidratar e preparar os lábios para receber batons e o de olhos garante maior duração e fixação das sombras. Já o de pele exige uma atenção maior, desde a escolha do produto, até a ordem em que ele será aplicado. É disso que irei falar a seguir:

Para que serve

No geral, o primer serve para selar os poros abertos e uniformizar a pele. Dependendo do tipo, ele consegue até suavizar as linhas mais finas de expressão e garante uma aparência aveludada. Além disso, também colabora na duração da maquiagem, pois auxilia na retenção dos produtos que virão depois.

O mais indicado é procurar primers que tenham silicone como ingrediente principal em sua composição, que dão um efeito blur. Essa palavra em inglês nomeia o aspecto que o Photoshop produz nas imagens, para tirar aquelas “pequenas imperfeições”. O primer funciona para deixar a pele mais "lisinha", de forma que maquiagem tenha o resultado mais incrível possível.

Como aplicar

A melhor forma de passar o produto, na minha opinião, é com um pincel estilo "língua de gato” ou uma esponjinha. Mas também é possível utilizar as pontas dos próprios dedos ou pressionando o primer contra a pele para realmente preencher os poros e linhas de expressão – se for o caso. Se você apenas espalhando, o produto não terá seu melhor aproveitamento. Mas cuidado para não exagerar! Ao contrário do que muitos pensam, o certo é usar pouca quantidade.

Onde aplicar

Pessoas que têm a pele oleosa podem (e devem) passar no rosto todo, em pequenas quantidades. Já aquelas que têm pele seca devem aplicar onde os poros são mais dilatados. E aquelas com pele mista devem usar na zona T (testa, nariz e queixo), que são as áreas que comumente têm mais acúmulo de oleosidade.

Ordem de aplicação

O primer deve ser usado após a preparação da pele (limpeza, hidratação e aplicação do filtro solar – caso o próprio primer ou base não tenha) e antes da base. Diferente dos produtos de fase da preparação, que serão absorvido pela pele, o primer ficará acima da camada da derme.

Como escolher o melhor produto

Quem tem pele oleosa deve procurar um primer com efeito matte. Isso vai ajudar a controlar a oleosidade. Já para a pele seca, sugiro escolher um primer iluminador, que irá colaborar para um um aspecto de viço natural à pele.  

Por Luise Mendonça, Relações Públicas e maquiadora profissional. Artigo publicado pela Revista Donna.

Deixe um comentário