Tie-dye: como usar a estampa que virou tendência na quarentena

O tie-dye se consagrou como a tendência da quarentena. (Foto: Reprodução/Manu Gavassi/Instagram)

O tie-dye se consagrou como a tendência da quarentena. (Foto: Reprodução/Manu Gavassi/Instagram)

Publicado em Terça-feira, 4 Agosto de 2020 as 3:59

Nas camisetas, nos conjuntos de moletom e até nas unhas e maquiagens, o tie-dye se consagrou como a tendência da quarentena no mundo todo. Famosas e influenciadoras dos mais variados estilos aderiram à estampa colorida que invadiu o feed do Instagram. 

"Que a moda é cíclica é um fato, e com o tie-dye não foi diferente. Esse estilo de tingimento artesanal foi moda entre os hippies dos anos 60 e 70 e também marcou presença nos anos 90. Mas, desta vez, chegou repaginado e perdeu o perfume retrô para dar espaço a um estilo mais urbano", diz Mariana Moraes, gerente sênior de marketing da C&A, ao Universa.

Destaque nas coleções de verão 2019 de grifes como Prada e Stella McCartney, a tendência começou a se propagar rapidamente no street style e ganhou força nas redes sociais. Por que o distanciamento social inspirou as pessoas a usarem tie-dye?  

Nos últimos meses, o tempo extra em casa durante o isolamento social rendeu várias atividades manuais. Entre elas, muita gente se arriscou no faça-você-mesmo que é a alma do tie-dye (que, em inglês significa, literalmente, amarrar e tingir). No Pinterest, as buscas por "tie-dye at home" subiram 462% em abril e a estampa, que podia ser adaptada durante a quarentena, virou hit com o tingimento de camisetas e moletons.  

Mariana destaca, que, mesmo em casa, as pessoas querem expressar seu estilo e individualidade por meio da moda. "Além disso, com o distanciamento é natural que todos estejamos mais conectados e presentes nas redes sociais, onde o tie-dye está sendo amplamente difundido", diz ela.

Tie-dye, versão 2020: o que mudou

Fato é que o tie-dye não voltou com a cara hippie dos anos 70. Os tons clarinhos estão entre as atualizações da estampa. "A seleção de cores é um grande diferencial, com uma cartela sempre alinhada às cores da estação. Tons pastel e mais aquarelados, por exemplo, trazem delicadeza para a peça, como é o caso do lilás, uma das nossas principais apostas para este ano", diz Mariana. 

"Além disso, usar peças coordenadas com a mesma estampa é uma grande tendência para os adeptos de um visual mais statement, assim como as modelagens oversized e cropped que também fazem muito sucesso, especialmente entre o público jovem", explica.  

E o sucesso do tie-dye promete ter vida longa. É uma tendência que deve estar em alta durante o próximo verão. No beachwear, biquínis, maiôs, saídas de praia e acessórios bem coloridos devem fazer sucesso.  

Inspire-se:

Deixe um comentário