MENU

Saúde

Mais de 2 milhões de bactérias são detectadas em geladeiras

Segundo pesquisa, cerca de 2 milhões de bactérias e 44 mil bolores e leveduras podem ser encontrados em geladeiras que não recebem a limpeza adequada.

Fonte: Guiame, com informações do Minha VidaAtualizado: quarta-feira, 13 de março de 2019 às 18:00
Mais de 2 milhões de bactérias podem ser encontradas em geladeiras. (Foto: Chris Boswell/Getty Images/iStockphoto)
Mais de 2 milhões de bactérias podem ser encontradas em geladeiras. (Foto: Chris Boswell/Getty Images/iStockphoto)

Você tem o costume de limpar a geladeira com que frequência? Embora muitas pessoas se enganem achando que as baixas temperaturas podem espantar a bactérias, a verdade é que deixar de higienizar a geladeira mensalmente pode causar mau cheiro e contribuir para proliferação de micro-organismos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp, em Campinas, cerca de 2 milhões de bactérias e 44 mil bolores e leveduras podem ser encontrados em geladeiras que não recebem a limpeza adequada.

A investigação, realizada por Amanda Guidotti e Luiza Rached e coordenada pela professora Rosana Siqueira, avaliou 40 itens de 8 geladeiras como maçanetas, prateleiras, porta-ovos, gavetas e borrachas.

Os resultados mostraram que os itens com as maiores quantidades de bactérias foram as gavetas e prateleiras.Veja abaixo a quantidade de micro-organismos encontrados em cada item:

- Maçanetas: 310 mil bactérias e 3,3 mil bolores e leveduras

- Prateleiras: 520 mil bactérias e 15 mil bolores e leveduras

- Porta-ovos: 270 mil bactérias e 3,8 mil bolores e leveduras

- Gavetas: 610 mil bactérias e 21 mil bolores e leveduras

- Borrachas de vedação: 420 mil bactérias e 1,6 mil bolores e leveduras

Entre os micro-organismos identificados pelas análises estão as bactérias E. coli, S. aureus, K. pneumoniae, Acinetobacter e os fungos Candida albicans e C. krusei.

De acordo com os dados, essas bactérias podem ter sido transportadas ao local por sacolas de supermercado colocadas dentro da geladeira como embalagens ou por meio de verduras e ovos.

As pesquisadoras sugerem que a higiene incorreta pode ocasionar desde micoses até infecções intestinais, urinárias, de garganta, febre e otite. Além disso, os micro-organismos podem acabar contaminando outros alimentos no local.

Como limpar a geladeira?

As autoras da pesquisa sugerem que a limpeza da geladeira seja feita com água e sabão ou detergente, redobrando a atenção para restos de alimentos que possam ficar grudados às paredes ou prateleiras.

Outra recomendação é usar água quente, pois os micro-organismos não resistem a altas temperaturas, e deixar secar bem as partes removíveis da geladeira antes de recolocá-las nas suas posições.

Caso note um odor forte vindo da geladeira, indica-se usar um pouco de bicarbonato de sódio diluído em água e vinagre diluído para fazer a limpeza.

A limpeza completa da geladeira deve ser realizada pelo menos uma vez por mês, indicam as investigadoras.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições