Multivitamínicos são mesmo eficientes?

Especialista indica o uso dos multivitamínicos por pessoas que praticam atividades físicas. (Foto: Reprodução)

Especialista indica o uso dos multivitamínicos por pessoas que praticam atividades físicas. (Foto: Reprodução)

Publicado em Quinta-feira, 10 Agosto de 2017 as 8:56

Utilizado por pessoas que não conseguem se alimentar de forma saudável, os multivitamínicos são suplementos que reúnem vitaminas e minerais com funções extremamente importantes para o corpo.

“A dieta da grande maioria das pessoas é deficiente em vitaminas e minerais, por isso é tão comum, e recomendável, o uso de multivitamínicos para complementar a oferta dietética”, diz Diogo Círico, nutricionista esportivo da Growth Supplements.

Segundo o especialista, o público praticante de musculação, e outras atividades físicas pode se beneficiar com o uso dos multivitamínicos, que ajudam a melhorar a performance nos exercícios, atuando na capacidade de crescimento e recuperação muscular.

Como consumir

De acordo com Círico, os multivitamínicos podem ser consumidos em qualquer hora do dia, porém é válido combiná-los com uma refeição que ofereça uma fonte de lipídios de boa qualidade, pois assim a absorção dos nutrientes é facilitada. Outra dica é ingerir os suplementos com pelo menos quatro horas de intervalo, antes ou depois dos treinos.

Confira as principais vitaminas e nutrientes para atletas ou pessoas que praticam atividades físicas regularmente:

Vitaminas do complexo B                                                                                              

O complexo B é um conjunto de vitaminas extremamente importantes para diversas funções metabólicas do nosso corpo. Elas podem ser encontradas em alguns alimentos, e também de maneira concentrada nos suplementos para suprir as quantidades que o corpo necessita no dia a dia. Fazem parte desse complexo as vitaminas B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina).

Vitamina C                                                                                                                                    

A vitamina C participa de processos celulares de oxirredução, funcionando como um potente antioxidante natural. O efeito da suplementação nutricional de atletas com nutrientes antioxidantes, especialmente com a vitamina C, tem sido amplamente usado como forma de prevenir e/ou minimizar os danos causados pela formação de radicais livres em alto nível durante a atividade física.

Vitamina D                                                                                                            

Em pesquisas com atletas e indivíduos normais, observou-se que baixos níveis de vitamina D estão associadas a maiores percentuais de gordura, e também a menor desempenho em força quando comparados a indivíduos com concentrações de vitamina D adequadas. Ou seja, uma quantidade menor de vitamina D no corpo significa menos força física e mais gordura. Por isso, é importante investir na quantidade adequada dessa substância para um melhor desempenho físico.

Vitamina E

A vitamina E é altamente importante aos atletas. A sua presença no organismo garante não só uma rotina saudável, mas auxilia também em casos de treino intenso. A vitamina E ganha destaque justamente por atuar como agente antioxidante no organismo. Esse fator se mostra importante especialmente para quem pratica musculação. A suplementação com essa vitamina garante a redução do desgaste produzido pela oxidação.

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