Por que é tão difícil perder peso conforme vamos envelhecendo?

É mais difícil emagrecer conforme envelhecemos. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

É mais difícil emagrecer conforme envelhecemos. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Publicado em Segunda-feira, 17 Junho de 2019 as 4:50

Você já percebeu que perder peso não é tão fácil como quando era bem jovem? Ou que não pode comer o que quer, pois os quilos a mais logo aparecem?

O médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo explica que é mais difícil emagrecer conforme envelhecemos porque o nosso metabolismo basal (o que o corpo gasta de energia para manter suas funções) começa a cair.

"Isto acontece já a partir dos 25 a 30 anos de idade, período em que ocorre uma queda gradual na produção dos nossos hormônios tireoidianos e sexuais (masculino ou feminino), além do hormônio do hormônio do crescimento, entre outros”, explica o nutrólogo.

“Só essa queda hormonal já pode diminuir nosso metabolismo, que piora ainda mais quando está associada ao sedentarismo e a má alimentação, o que aumenta o depósito de gordura corporal, e acelera a chamada ‘sarcopenia’, que é a perda muscular progressiva relacionada a idade, e nós sabemos que o músculo também é um grande ‘gastador’ de energia”, elucida o médico.

Segundo Azevedo, estes fatores associados, não só dificultam o emagrecimento como facilitam a instalação de doenças crônicas não transmissíveis, como é o caso da obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial, e até alguns tipos de câncer.

Algumas vezes, o metabolismo já começa a desacelerar bem antes: "Pode começar a diminuir aos 18 anos. Isso vai depender dos hábitos alimentares e de vida”, pontua.

Para aumentar o metabolismo e mantermos o peso desejado, é necessário fazer alguns ajustes.

Reduzir a quantidade de alimentos ingeridos e melhorar a qualidade deles, além de fazer exercícios para evitar a perda de massa muscular. Recomendo os exercícios de resistência associado à eletroestimulação muscular passiva com aparelhos específicos, acompanhado sempre de profissionais capacitados a realizar esse tipo de “treinamento”.

O nutrólogo também fala sobre os alimentos que podem acelerar o metabolismo.

São aqueles que contém mais fibras, como alimentos integrais, frutas e verduras, além de proteínas de origem animal. Bebidas como café e chás que podem estimular o metabolismo devem se consumidos com moderação, uma ou duas xícaras ao dia.

Outra boa opção é escolher os alimentos de acordo com o seu grupo sanguíneo, esclarece o profissional de saúde que conclui: "Além de uma boa alimentação e exercícios regulares, o equilíbrio hormonal é fundamental para melhorar ou manter a sua saúde com o passar dos anos. Faça boas escolhas, para viver mais e melhor".

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